terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

HISTÓRIA DO CINEMA - MOVIMENTOS




Em alternativa a Hollywood existiam vários outros lugares que investiam no cinema e contribuiam para seu desenvolvimento.

Na França, os cineastas entre 1919 e 1929 começaram um estilo chamado de Cinema Impressionista Francês ou cinema de vanguarda (avant garde em francês). Se destacaram nesta época o cineasta Abel Gance com seu filme épico "J’Accuse" e Jean Epstein com seu filme "A queda da casa de Usher" de 1929.

Na Alemanha surgiu o expressionismo alemão donde se destacam os filmes "Das Cabinet des Dr. Caligari" ("O gabinete do doutor Caligari") de 1920 do diretor Robert Wiene, "Nosferatu", "Phantom" ambos de 1922 e do diretor Friedrich Wilhelm Murnau e Metrópolis de Fritz Lang de 1929.

Na Espanha surgiu o cinema surrealista donde se destacou o diretor Luis Buñel. "Un Perro andaluz" (ou "Um Cão Andaluz" em português) de 1928 foi o filme que mais representou o cinema surrealista de Buñel.

Na Rússia se destacou o cineasta Serguei Eisenstein que criou uma nova técnica de montagem, chamada montagem intelectual ou dialéctica. Seu filme de maior destaque foi "The Battleship Potemkin" (ou br: "O Encouraçado Potemkin", pt: "O Couraçado Potemkin") de 1925.

Expressionismo Alemão [1]



Expressionismo alemão, estilo cinematográfico cujo auge se deu nos anos de 1920, caracterizou-se pela distorção de cenários e personagens, através da maquiagem, dos recursos de fotografia e de outros mecanismos, com o objetivo de expressar a maneira como os realizadores viam o mundo. Pedro Monteiro, que mostra as origens e anseios do movimento. O expressionismo, nascido na Alemanha no final do século XIX, é maior que a idéia de um movimento de arte, e antes de tudo, uma negação ao mundo burguês. Seu surgimento contribuiu para refletir posições contrárias ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através de obras que combatiam a razão com a fantasia. Influenciados pela filosofia de Nietzsche e pela teoria do inconsciente de Freud, os artistas alemães do início do século fizeram a arte ultrapassar os limites da realidade, tornando-se expressão pura da subjetividade psicológica e emocional.[2] O expressionismo alemão,que se estendeu por quase todas as artes como o cinema, a pintura e caracteriza-se pela distorção da imagem (uso de cores vibrantes e remetentes ao sobrenatural), pelo retorno ao gótico e pela oposição à uma sociedade imersa no desolador cenário do racionalismo moderno e no trabalho mecânico. As vibrantes e alucinógenas pinturas expressam um desligamento com o real, a prioridade do "eu" e sua visão pessoal do mundo. O Grito, de Edvard Munch Tal arte expressa a desilusão que se abate sobre a Alemanha com a derrota e o fim da Primeira Guerra Mundial, com a instalação da frágil República de Weimar e o humilhante Tratado de Versalhes, que arruinou a nação alemã. Uma nova proposta estética se desenhava e, também, uma moral de enfrentamento das autoridades. Vista pelo Nazismo como uma arte decadente, muitas dessas obras foram destruídas. Com o Gabinete do Dr. Caligari (1920), de Robert Wiene, Nosferatu (1922), de F. W. Murnau, uma nova forma de cinema surge, com temas sombrios de suspense policial e mistério um ambiente urbano ,personagens bizarros e assustadores e uma distorção da imagem devido a uma excessiva dramaticidade tanto na atuação quanto na maquiagem e cenografia fantástica de recriação do imaginário humano.
[2] MONTEIRO, Pedro (11/08/2007). O Expressionismo recriado: conceitos e valores.Página visitada em 12/04/2008.
Realismo poético francês

cinema francês a partir da metade da década de 1930. Os filmes do realismo poético francês caracterizam-se pela ênfase no papel do roteirista. Os temas abordavam a realidade socioeconômica da época - um período de pós-guerra e assolado pela Grande Depressão -, sob uma perspectiva crítica e pessimista. Os realizadores cinematográficos desenvolvem recursos de linguagem finos, que traduzam os sentimentos de angústia e de beleza, de desilusão e de profunda humanidade, com seus amores, sofrimentos e solidariedades, de forma poética e pungente.

ORIGEM


Realismo poético francês é um movimento de cinema surgido no

O desenvolvimento tecnológico da indústria cinematográfica possibilitou o advento de filmes falados a partir de 1927.

Tal evento levou à incorporação de técnicas literárias na elaboração de roteiros cinematográficos, compostos, sobretudo, por escritores e jornalistas - o que resultou na concepção de temas realistas, mais afinados com a situação da

Decresce o valor do conceito de cinema autoral, fundado nos experimentalismos vanguardistas da


Primórdio

Em 1934,

Essa obra de Vigo é considerada o marco zero do realismo poético francês, pois representa uma nítida quebra de estética em relação ao

Em resposta à ascensão fascista na

Dentre os filmes baseados nessa temática, destacam-se:
A grande cartada, de 1934, escrito por Charles Spaak, dirigido por Jacques Feyder.A bandeira, de 1935, escrito por Charles Spaak, dirigido por Julien Duvivier.Toni, de 1935, escrito por Jean Renoir e Carl Einstein, dirigido por Jean Renoir.A quermesse heroica, de 1936, escrito por Charles Spaak, dirigido por Jacques Feyder.O crime do Sr. Lange, de 1936, escrito por Jacques Prévert, dirigido por Jean Renoir.Jenny, de 1936, escrito por Jacques Prévert, dirigido por Marcel Carné.Camaradas, de 1936, escrito por Charles Spaak, dirigido por Julien Duvivier.A grande ilusão, de 1938, escrito por Charles Spaak, dirigido por Jean Renoir.A regra do jogo, de 1939, escrito por Jean Renoir e Karl Koch, dirigido por Jean Renoir.
Europa, uma política de coalizão entre socialistas, comunistas e radicais foi adotada e expressa pela vitória da Frente Popular, nas eleições gerais francesas em maio de 1936. O resultado sócio-cultural dessa política foi transportado para o cinema, levando para a tela histórias protagonizadas por operários e desempregados que lutam por condições mais dignas de vida.
cinema de vanguarda que imperava na França até então.Primeira Fase
Jean Vigo rodou O Atalante, filme que descreve de forma poética, a partir das desventuras de um casal em viagem de lua-de-mel em uma pequena barca, os ambientes populares dos subúrbios das cidades francesas situadas às margens do rio navegado.
FASES
década de 1920.
França entre as duas guerras mundiais.



O avanço do
fascismo após a Guerra Civil Espanhola levou a uma mudança na perspectiva das tramas roteirizadas, fazendo com que os filmes refletissem pessimismo e desânimo, prenunciando o clima derrotista que marcaria a sociedade francesa durante a Segunda Guerra Mundial. Os protagonistas passam a ser pessoas marginais, em geral delinquentes ou desertores, que tentam em vão fugir de sua vida mesquinha.
Os filmes que mais se destacam nessa fase são:
O demônio da Algéria, de 1937, escrito e dirigido por Julien Duvivier
Segunda Fase
Hotel do norte, de 1938, escrito por Jean Aurenche, Eugène Dabit e Henri Jeanson, dirigido por Marcel Carné
Cais das sombras, de 1938, escrito por Jacques Prévert, dirigido por Marcel Carné
O fim do dia, de 1939, escrito por Charles Spaak, dirigido por Julien Duvivier
Trágico amanhecer, de 1939, escrito por Jacques Prévert, dirigido por Marcel Carné

Final

Em 1939, a

O marco final do movimento cinematográfico são dois filmes:

As portas da noite, de 1946, escrito por Jacques Prévert, dirigido por Marcel Carné

LEGADO

Os temas de fatalismo e injustiça que caracterizaram o realismo poético francês influenciaram o estilo

Outro movimento nitidamente influenciado foi o
neorrealismo italiano, gênero cinematográfico que, reagindo ao fascismo e à participação italiana na Segunda Guerra Mundial, emoldurou a classe trabalhadora urbana de então, assombrada pelo desemprego, tema belamente trabalhado por Vittorio De Sica em Ladrões de bicicleta.
Os cineastas da
nouvelle vague, movimento contestatório do cinema francês surgido no fim da década de 1950, apesar de utilizarem personagens com estilo de vida condenável, semelhante aos protagonistas dos filmes da segunda fase do realismo poético francês, condenavam as obras que não fossem consideradas autorais; ou seja, procuraram restaurar o conceito de cinema de autor vigente nos movimentos derrubados pelo realismo poético francês. Apesar disso, os autores da nouvelle vague reconheciam a importância autoral em filmes de diretores como Jean Vigo e Jean Renoir.

Baseado em "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo_po%C3%A9tico_franc%C3%AAs"
film noir, gênero com suas histórias policiais que retratam personagens cínicos imersos em um ambiente de corrupção e devassidão. Filmes como Farrapo humano e No silêncio da noite, de maneira similar aos da primeira fase do realismo poético francês, apresentavam como protagonistas as pessoas oprimidas presas a uma vida ordinária.
O boulevard do crime, de 1945, escrito por Jacques Prévert, dirigido por Marcel Carné
Segunda Guerra Mundial é declarada. Depois anos mais tarde, as tropas nazistas ocupam Paris. Os cineastas franceses partem para o exílio, pondo fim à escola do realismo poético francês.

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