Orson Welles






Sergei Mikhailovitch Eisenstein (russo: Сергей Михайлович Эйзенштейн, transliteração Sergej Michajlovič Ejzenštejn) (23 de janeiro de 1898, Riga - 11 de fevereiro de 1948, Moscou) é considerado o mais importante cineasta soviético. Relacionado ao movimento de arte de vanguarda russa, participou ativamente da Revolução de 1917 e da consolidação do cinema como meio de expressão artística. Filho de um engenheiro descendente de judeus alemães e de uma russa, Eisenstein teve constantes atritos com o regime de Josef Stalin, devido à sua visão do Comunismo e à sua defesa da liberdade de expressão artística e da independência dos artistas em relação aos governantes, posição que era perseguida num país no qual a indústria cinematográfica sofria com a falta de recursos para se nacionalizar. Criou uma nova técnica de montagem, chamada montagem intelectual ou dialéctica. Com 26 anos fez “A greve”, mostrando que arte e política podiam andar juntas. Com 27, deu ao mundo “O Encouraçado Potemkin”, obra que é considerada, juntamente com "Cidadão Kane", de Orson Welles, das mais importantes na história do cinema. Graças ao sucesso extraordinário do “O Encouraçado Potemkin”, foi chamado pela MGM e embarcou para os Estados Unidos. Só que seus projetos não decolavam, apesar de ter amigos poderosos como Chaplin e Flaherty. Eisenstein resolveu então afastar-se de Hollywood e fazer “Que Viva México”, uma obra ambiciosa sobre a história de um país e sua cultura. Infelizmente, as filmagens foram interrompidas por problemas financeiros. Desolado, o cineasta voltou para seu país, mas nem a imprensa o perdoava por seu afastamento e pelo seu curto idílio capitalista. Quando sua carreira parecia perdida, entretanto, recebeu a ordem de filmar “Alexandre Nevski”, como uma peça de propaganda anti-germânica. E, assim como já fizera no “Potemkin”, Eisenstein construiu uma obra-prima que está acima da ideologia. Com o prestígio recuperado, Eisenstein começou “Ivã, o Terrível”, que teria três partes. Mas então começou a II Guerra, e tudo se complicou. O cineasta morreu de ataque cardíaco em 1948.
Filmografia
O Diário de Glumov (1923) Título original: Dnevnik Glumova A Greve (1924) Título original: Statchka O Encouraçado Potemkin (título brasileiro) / O Couraçado Potemkine (título português) (1925) Título original: Bronenocets Potiomkin Outubro (1927) Título original: Oktiabr A Linha Geral (1928) Título original: Gueneralnaia Linnia Sturm uber la sarraz (curta-metragem) - 1929 Romance sentimentale (curta-metragem) - 1930 Que Viva México (1931) - inacabado. Título original: Da Zdravstvuiet, Meksika! O Prado de Bejin (título brasileiro) / O Prado de Bejine (título português) (1935) – inacabado. Título original: Bejin Lug Alexandre Nevski (1938) Título original: Aleksandr Nevski Ferghana canal - 1939 Seeds of freedom - 1943 Ivã, o Terrível (título brasileiro) / Ivan, O Terrível (título português) (1942-1945) – em duas partes. Título original: Ivan Grozni
Filmografia
O Diário de Glumov (1923) Título original: Dnevnik Glumova A Greve (1924) Título original: Statchka O Encouraçado Potemkin (título brasileiro) / O Couraçado Potemkine (título português) (1925) Título original: Bronenocets Potiomkin Outubro (1927) Título original: Oktiabr A Linha Geral (1928) Título original: Gueneralnaia Linnia Sturm uber la sarraz (curta-metragem) - 1929 Romance sentimentale (curta-metragem) - 1930 Que Viva México (1931) - inacabado. Título original: Da Zdravstvuiet, Meksika! O Prado de Bejin (título brasileiro) / O Prado de Bejine (título português) (1935) – inacabado. Título original: Bejin Lug Alexandre Nevski (1938) Título original: Aleksandr Nevski Ferghana canal - 1939 Seeds of freedom - 1943 Ivã, o Terrível (título brasileiro) / Ivan, O Terrível (título português) (1942-1945) – em duas partes. Título original: Ivan Grozni

D. W. Griffith
Griffith nasceu em La Grange, Oldham County, Kentucky, filho de Jacob "Roaring Jake" Griffith, um colono do Confederate Army e herói da Guerra Civil Americana. Começou sua carreira como um próspero dramaturgo mas não conseguiu sucesso. Depois se tornou ator. Encontrando seu caminho no cinema, em pouco tempo dirigia um grande corpo de trabalho.
Entre
Na primeira viagem de Griffith para a
Influenciado pelo longa italiano
O Nascimento de Uma Nação foi extremamente popular mas expressava a visão racista da época. Há uma cena no filme na qual a Ku Klux Klan galopa para salvar uma heroína. A parceria terminou em
Apesar da United Artists ter sobrevivido como empresa, a ligação de Griffith com ela foi curta, e apesar de alguns de seus filmes posteriores serem bons, ele nunca mais conseguiu sucesso comercial. Entre os longas dessa época estão Broken Blossoms or The Yellow Man and the Girl (1919), Way Down East (1920), Orphans of the Storm (1921) e America (1924). Griffith fez apenas dois filmes com som, Abraham Lincoln (1930) e The Struggle (1931). Nenhum foi bem sucedido e ele nunca mais fez filmes.Realizações
Griffith foi considerado o pai da
Os créditos das inovações cinematográficas de Griffith devem ser compartilhados com seu operador de câmera por muitos anos, Billy Bitzer. Além disso, ele mesmo creditava a lendária atriz do cinema mudo Lillian Gish, que participou em vários de seus filmes, por ter inventado uma nova forma de atuação para o cinema.Controvérsia
Griffith era uma figura muito controversa. Imensamente popular na época de sua estréia, o filme O Nascimento de Uma Nação (1915), baseado na novela The Clansman foi considerado por alguns como uma visão da história a partir da supermacia branca, e a NAACP tentou banir o filme. Como não conseguiram, eles tentaram posteriormente censurar algumas cenas do filme.
Entre
Na primeira viagem de Griffith para a
Influenciado pelo longa italiano
O Nascimento de Uma Nação foi extremamente popular mas expressava a visão racista da época. Há uma cena no filme na qual a Ku Klux Klan galopa para salvar uma heroína. A parceria terminou em
Apesar da United Artists ter sobrevivido como empresa, a ligação de Griffith com ela foi curta, e apesar de alguns de seus filmes posteriores serem bons, ele nunca mais conseguiu sucesso comercial. Entre os longas dessa época estão Broken Blossoms or The Yellow Man and the Girl (1919), Way Down East (1920), Orphans of the Storm (1921) e America (1924). Griffith fez apenas dois filmes com som, Abraham Lincoln (1930) e The Struggle (1931). Nenhum foi bem sucedido e ele nunca mais fez filmes.Realizações
Griffith foi considerado o pai da
Os créditos das inovações cinematográficas de Griffith devem ser compartilhados com seu operador de câmera por muitos anos, Billy Bitzer. Além disso, ele mesmo creditava a lendária atriz do cinema mudo Lillian Gish, que participou em vários de seus filmes, por ter inventado uma nova forma de atuação para o cinema.Controvérsia
Griffith era uma figura muito controversa. Imensamente popular na época de sua estréia, o filme O Nascimento de Uma Nação (1915), baseado na novela The Clansman foi considerado por alguns como uma visão da história a partir da supermacia branca, e a NAACP tentou banir o filme. Como não conseguiram, eles tentaram posteriormente censurar algumas cenas do filme.
Legado
A lenda do cinema
Griffith foi homenageado num selo de 10 centavos pelos Estados Unidos em
Em 1953 o Directors Guild of America instituiu D. W. Griffith como o prêmio mais alto. Entre os ganhadores estão Stanley Kubrick, David Lean, John Huston, Woody Allen, Akira Kurosawa, John Ford, Ingmar Bergman, Alfred Hitchcock e o amigo do Griffith Cecil B. DeMille. Entretanto em 15 de Dezembro de 1999, o presidente da DGA Jack Shea e o conselho nacional do DGA—sem consultar os membros (o que não é legalmente necessário)—anunciou que o nome do prêmio seria modificado para o DGA Lifetime Achievement Award, porque o filme do Griffith O Nascimento de Uma Nação teria "cultivado esteriótipos raciais intoleráveis". Os seguintes ganhadores concordaram com a decisão da corporação: Francis Ford Coppola, Robert Altman, Sidney Lumet e Robert Wise.Filmografia selecionada
O Nascimento de Uma Nação (1915)Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages (1916)Lírio Partido (ou Lírio Quebrado) (1919)Way Down East (1920)Órfans da Tempestade (1921)América (1924) 5 de Maio de 1975.Charles Chaplin chamou o Griffith de "O professor de todos nós". Esse sentimento foi amplamente compartilhado. Cineastas diversos como John Ford e Orson Welles já falaram de seu respeito pelo diretor de Intolerância. Embora ele não tenha inventado novas técnicas para a gramática do cinema, ele parece ter sido o primeiro a entender como essas técnicas poderiam ser usadas para criar uma linguagem expressiva. Nos curtas iniciais, como o The Musketeers of Pig Alley (1912), que foi o primeiro filme de mafiosos, podemos ver como o posicionamento de câmeras e a iluminação aumentam o clima e a tensão. Ao fazer Intolerância, o diretor abriu novas possibilidades para a mídia, criando uma forma que deve mais à música do que à narrativa tradicional.
gramática cinematográfica. Alguns estudiosos ainda sustentam que suas "inovações" realmente começaram com ele, mas Griffith foi uma figura chave no estabelecimento de um conjunto de códigos que se tornou a coluna dorsal da linguagem cinematográfica. Ele foi particularmente influente ao popularizar a montagem paralela—o uso da montagem para alternar diferentes eventos que ocorrem simultaneamente&emdash;para construir o suspense. Dito isso, ele ainda usava muitos elementos da maneira "primitiva" de fazer cinema, que existiu antes do sistema clássico de hollywood de continuidade, como atuação frontal, gestos exagerados, movimentos de câmera mínimos, e a ausência de câmera subjetiva. Alguns dizem, inclusive, que ele "inventou" o plano detalhe.1917, então Griffith foi para a ArtCraft (parte da Paramount Pictures), depois para a First National (1919-1920). Ao mesmo tempo fundou a United Artists, junto com Charles Chaplin, Mary Pickford e Douglas Fairbanks.Cabiria, Griffith se convenceu de que longas poderiam ser viáveis financeiramente. Produziu e dirigiu o longa Judith of Bethulia da Biograph. Esse foi um dos, senão "O" primeiro longa produzido nos Estados Unidos. A Biograph achava que os longas não eram viáveis, e como atriz, Lillian Gish disse: "Eles (Biograph) acharam que um filme tão longo iria machucar os olhos deles (audiência)". Por causa disso, e do aumento no orçamento pelo filme que custou 30.000 dólares na produção, Griffith e a Biograph se separaram, sendo que Griffith levou todos os seus atores consigo. Sua nova empresa se tornou um parceiro autônomo de produção na Triangle Pictures Corporation com os Keystone Studios e Thomas Ince. Através da David W. Griffith Corp. ele produziu O Nascimento de Uma Nação (1915).Califórnia, ele e sua empresa descobriram uma pequena vila para filmar. Esse lugar era conhecido como Hollywood. Com isso, American Mutoscope and Biograph Company foi a primeira empresa a filmar em Hollywood: In Old California (1910).1908 e 1913 (os anos que dirigiu para a American Mutoscope and Biograph Company), Griffith produziu 450 curtas, um número enorme mesmo para a época. Esse trabalho o possibilitou experimentar com montagem paralela, movimentos de câmera, planos detalhe, e outros métodos de manipulação espacial e temporal.A lenda do cinema
Griffith foi homenageado num selo de 10 centavos pelos Estados Unidos em
Em 1953 o Directors Guild of America instituiu D. W. Griffith como o prêmio mais alto. Entre os ganhadores estão Stanley Kubrick, David Lean, John Huston, Woody Allen, Akira Kurosawa, John Ford, Ingmar Bergman, Alfred Hitchcock e o amigo do Griffith Cecil B. DeMille. Entretanto em 15 de Dezembro de 1999, o presidente da DGA Jack Shea e o conselho nacional do DGA—sem consultar os membros (o que não é legalmente necessário)—anunciou que o nome do prêmio seria modificado para o DGA Lifetime Achievement Award, porque o filme do Griffith O Nascimento de Uma Nação teria "cultivado esteriótipos raciais intoleráveis". Os seguintes ganhadores concordaram com a decisão da corporação: Francis Ford Coppola, Robert Altman, Sidney Lumet e Robert Wise.Filmografia selecionada
O Nascimento de Uma Nação (1915)Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages (1916)Lírio Partido (ou Lírio Quebrado) (1919)Way Down East (1920)Órfans da Tempestade (1921)América (1924) 5 de Maio de 1975.Charles Chaplin chamou o Griffith de "O professor de todos nós". Esse sentimento foi amplamente compartilhado. Cineastas diversos como John Ford e Orson Welles já falaram de seu respeito pelo diretor de Intolerância. Embora ele não tenha inventado novas técnicas para a gramática do cinema, ele parece ter sido o primeiro a entender como essas técnicas poderiam ser usadas para criar uma linguagem expressiva. Nos curtas iniciais, como o The Musketeers of Pig Alley (1912), que foi o primeiro filme de mafiosos, podemos ver como o posicionamento de câmeras e a iluminação aumentam o clima e a tensão. Ao fazer Intolerância, o diretor abriu novas possibilidades para a mídia, criando uma forma que deve mais à música do que à narrativa tradicional.

Robert Wiene
Robert Wiene (Breslau, 27 de abril de 1873 - Paris, 16 de junho de 1938) foi um dos mais importantes diretores do cinema alemão.
Vida
Robert Wiene nasceu em Breslau (na época Alemanha, Silésia, hoje Wrocław, Polônia), filho do famoso ator de teatro Carl Wiene. Seu irmão mais novo, Conrad Wiene também se tornou ator, mas Robert inicialmente estudou Direito na Universidade de Berlim. Desde 1908 Robert também esteve atuando, primeiramente com pequenas participações no palco. Sua primeira investida no cinema foi em 1912 com seu roteiro para Die Waffen der Jugend.
Obras
Sua mais memorável participação em filmes são o terror de 1920 intitulado O Gabinete do Dr. Caligari e a adaptação de Crime e Castigo - Raskólnikov de Dostoiévski (1923), ambos os filmes tendo uma profunda influência do cinema alemão da época.
Histórico
Depois que Hitler tomou o poder na Alemanha, Robert Wiene deixou Berlim, primeiramente para Budapeste onde dirigiu One Night In Venice (1934), posteriormente para Londres e finalmente para Paris onde tentou produzir junto de Jean Cocteau uma reprodução sonora de O Gabinete. Wiene morreu em Paris dez dias antes do fim da produção de um filme de espiões, Ultimatum, depois de ter sofrido de câncer. O filme foi terminado por seu amigo Robert Siodmak.
Filmografia Selecionada
Como Diretor
O Gabinete do Dr. Caligari (1919, lançado em 1920)Genuine (1920)
Raskownikow (1923)
I.N.R.I. (1923)
Orlacs Hände (1924)
Der Rosenkavalier (1926)
Der Liebesexpress (1931)
One Night In Venice (1934)
Ultimatum (1938)

Charlie Chaplin
Charlie Chaplin nasceu em Walworth, Londres, em 16 de abril de 1889, de Charles e Hannah Harriette Hill, ambos artistas de music-hall. Seus pais separaram-se logo após seu nascimento, ficando aos cuidados de sua mãe. Personalidade instável, Hannah deixou profundas lembranças em Chaplin: ensinou-lhe a cantar, a dançar e a representar. Quando estivera doente, de cama, sua mãe sentava-se na janela e representava o que acontecia fora de casa – momentos que o ator nunca deixou de recordar.
Em 1896, ela ficou desempregada e não conseguia encontrar outro emprego; Charlie e seu meio-irmão mais velho Sydney tinham de ser deixados na Escola Hanwell para Crianças Órfãs e Destituídas. O pai faleceu com problemas de vício em bebida quando Charlie estava com 12 anos de idade, e sua mãe ficou com sérios problemas mentais e mais tarde foi admitida no Asilo Cane Hill próximo a Croydon.
Chaplin subiu ao palco pela primeira vez aos 5 anos, em
Migrou para os Estados Unidos, em 1912, com a trupe de atores Karno. Nessa Companhia estava Arthur Stanley Jefferson, que se tornaria conhecido e amado como
A atuação de Chaplin foi eventualmente vista pelo produtor de filmes
Em 1919, fundou o estúdio United Artists com
Apesar de filmes falados terem se popularizado em
O Grande Ditador (
O posicionamento político de Chaplin sempre foi de esquerda Vários de seus filmes seguiram essa tendência, principalmente Tempos Modernos (
Chaplin ao dizer que iria viajar para a Inglaterra junto com sua cônjuge Oona O'Neill, em
Por seu talento e alta inventividade além do domínio de todas as fases de confecção de filmes, Charlie Chaplin é reconhecido como um dos gênios e a face da sua época.
Premiações
Chaplin não levava muito em conta estas nomeações, seu filho descreve que ele deixava seu prêmio de 1929 ao lado da porta, para não deixá-la bater. Este fato provocou a ira da Academia de Hollywood. Isto talvez explique porque Luzes da Cidade e Tempos Modernos, considerados dois dos melhores filmes de todos os tempos, nunca estiveram na lista da Academia.
Seu filme O Grande Ditador (
Em
Em
Seu último filme foi A Countess from Hong Kong, de 19671972, ainda no exílio, havendo muita expectativa nesta premiação, pois não se sabia se seria permitida sua re-entrada nos EUA, ele volta pela última vez, para receber um prêmio especial da Academia pelas "suas incalculáveis realizações na indústria do cinema", tornando-se uma das maiores aclamações na história do Oscar, onde Chaplin foi aplaudido por mais de cinco minutos, em pé por todos os presentes.1952, Chaplin ganhou o Oscar de melhor música em filme dramático por Luzes da Ribalta (Limelight), de (1952). Em razão das perseguições da época de sua realização este prêmio só pode ser recebido em 1972, junto com talvez a sua maior premiação.1940) recebeu nomeações como melhor filme, melhor ator, melhor roteiro e música original, mas não foi premiado. Assim como Monsieur Verdoux (1948), indicado como melhor roteiro.Sua primeira nomeação ao Oscar foi em 1929, ano do primeiro Oscar. Chaplin havia sido nomeado como melhor diretor de comédia e melhor ator em The Circus, mas a Academia de Hollywood decide desconsiderar e dar-lhe um prêmio especial pela "versatilidade e excelência na atuação, roteiro, direção e produção"..
Chaplin não levava muito em conta estas nomeações, seu filho descreve que ele deixava seu prêmio de 1929 ao lado da porta, para não deixá-la bater. Este fato provocou a ira da Academia de Hollywood. Isto talvez explique porque Luzes da Cidade e Tempos Modernos, considerados dois dos melhores filmes de todos os tempos, nunca estiveram na lista da Academia.
Seu filme O Grande Ditador (
Em
Em
Seu último filme foi A Countess from Hong Kong, de 19671972, ainda no exílio, havendo muita expectativa nesta premiação, pois não se sabia se seria permitida sua re-entrada nos EUA, ele volta pela última vez, para receber um prêmio especial da Academia pelas "suas incalculáveis realizações na indústria do cinema", tornando-se uma das maiores aclamações na história do Oscar, onde Chaplin foi aplaudido por mais de cinco minutos, em pé por todos os presentes.1952, Chaplin ganhou o Oscar de melhor música em filme dramático por Luzes da Ribalta (Limelight), de (1952). Em razão das perseguições da época de sua realização este prêmio só pode ser recebido em 1972, junto com talvez a sua maior premiação.1940) recebeu nomeações como melhor filme, melhor ator, melhor roteiro e música original, mas não foi premiado. Assim como Monsieur Verdoux (1948), indicado como melhor roteiro.Sua primeira nomeação ao Oscar foi em 1929, ano do primeiro Oscar. Chaplin havia sido nomeado como melhor diretor de comédia e melhor ator em The Circus, mas a Academia de Hollywood decide desconsiderar e dar-lhe um prêmio especial pela "versatilidade e excelência na atuação, roteiro, direção e produção"..
Filmografia
Keystone Studios
1914
Laughing Gas (9 de Junho)
The Property Man (1 de Agosto)
The Face on the Bar Room Floor (10 de Agosto)
Recreation (13 de Agosto)
The Property Man (1 de Agosto)
The Face on the Bar Room Floor (10 de Agosto)
Recreation (13 de Agosto)
1915
Mixed Up (reunião feita pela Keystone Studios de clipes de dois curtas protagonizados por Chaplin) Essanay Studios
The Bank (9 de Agosto)
Shanghaied (4 de Outubro)
A Night in the Show (20 de Novembro)
Burlesque on Carmen (18 de Dezembro)
1916
Police (27 de Maio)
Shanghaied (4 de Outubro)
A Night in the Show (20 de Novembro)
Burlesque on Carmen (18 de Dezembro)
1916
Police (27 de Maio)
1918
Chase Me Charlie (8 de Abril) (reunião feita pela Essanay Studios de clipes de quase todos os curtas de Chaplin da companhia)
Triple Trouble (11 de Agosto) (reunião feita pela Essanay Studios de cenas excluídas de três curtas de Chaplin após dois anos de ele ter saído da companhia)Mutual Film Corporation
1916
The Floorwalker (15 de Maio)
The Fireman (12 de Junho)
Chase Me Charlie (8 de Abril) (reunião feita pela Essanay Studios de clipes de quase todos os curtas de Chaplin da companhia)
Triple Trouble (11 de Agosto) (reunião feita pela Essanay Studios de cenas excluídas de três curtas de Chaplin após dois anos de ele ter saído da companhia)Mutual Film Corporation
1916
The Floorwalker (15 de Maio)
The Fireman (12 de Junho)
1917
Easy Street (22 de Janeiro)
The Cure (16 de Abril)
The Immigrant (17 de Junho)
The Adventurer (22 de Outubro)
First National
The Cure (16 de Abril)
The Immigrant (17 de Junho)
The Adventurer (22 de Outubro)
First National
1918
1921
1925
1931
1940
1947
1959
The Chaplin Revue (1 de Setembro) (Curtas da First National A Dog’s Life, Shoulder Arms e The Pilgrim reunidos e editados por Chaplin para se transformar em um único filme).
The Chaplin Revue (1 de Setembro) (Curtas da First National A Dog’s Life, Shoulder Arms e The Pilgrim reunidos e editados por Chaplin para se transformar em um único filme).
Outras produções
How to Make Movies (1918)
The Nut (6 de Maio de 1921) (cameo: representante de Chaplin)
Nice and Friendly (1922)
Souls for Sale (27 de Março de 1923) (cameo: ele mesmo, diretor)
A Woman of the Sea (1926) (produzido por Chaplin)
Camille (1926)
Show People (11 de Novembro de 1928) (cameo: ele mesmo)
The Freak (anos 60 - 70) (nunca feito)

The Nut (6 de Maio de 1921) (cameo: representante de Chaplin)
Nice and Friendly (1922)
Souls for Sale (27 de Março de 1923) (cameo: ele mesmo, diretor)
A Woman of the Sea (1926) (produzido por Chaplin)
Camille (1926)
Show People (11 de Novembro de 1928) (cameo: ele mesmo)
The Freak (anos 60 - 70) (nunca feito)

Jean Vigo
Jean Vigo, Jean Bonaventure de Vigo Almereyda, (Paris, 26 de abril de 1905 – Paris, 05 de outubro de 1934), foi um realizador do cinema francês que, apesar de uma carreira muito curta, dirigiu dois filmes que marcaram o desenvolvimento futuro do cinema francês e mundial: Zéro de conduite (1933) e l’Atalante (1934).
Biografia
Filmografia
1930 – À propôs de Nice
1931- La natation par Jean de Taris, champion de France ou Taris, roi de l’eau
1933 – Zéro de conduite
1934 – l`Atalante
Biografia
Filho de um militante anarquista, Jean Vigo teve uma infância conturbada e difícil, marcada pela morte do pai, na prisão, em condições duvidosas, quando ele tinha apenas doze anos. Abandonado pela mãe, a quem só reencontra aos 17 anos, rejeitado pelos colegas, foi transferido de um internato a outro diversas vezes.
Aos vinte e três anos de idade, conhece um conjunto de pessoas ligadas ao cinema. Entusiasmado, compra uma câmera e decide fazer um documentário.
Com a ajuda de Boris Kaufman, irmão mais novo de Dziga Vertov, estréia com a sátira poética À propôs de Nice (1930), um filme feito em gênero de documentário social e muito crítico. Depois, realiza o curta-metragem documental, Taris, roi de l’eau (1931) - também conhecido como La natation par Jean Taris, champion de France -, um elegante ensaio sobre o nadador Jean Taris. O caráter muito pessoal dos seus dois primeiros trabalhos, aliado ao fato de pretender adaptar uma história com crianças, assustava os produtores: Vigo levou dois anos até conseguir filmar Zéro de conduite. E, de fato, o filme teve problemas com a censura.
Em decorrência desse episódio, O Atalante, de 1934, foi mutilado pelos próprios produtores, e só posteriormente lhe foi restituída a composição original.
Vigo, no entanto, não viveu o tempo necessário para apreciá-la como tal: aos 29 anos, morreu, vítima de turberculose, no mesmo dia em que seu filme estreava na sala de cinema.
Embora curta, sua obra, composta por quatro filmes no total, marcou de forma definitiva a cinematografia mundial. A beleza etérica de suas duas peças mestras, Zéro de conduite (1933) e L'Atalante (1934), envolvem a audiência numa atmosfera hipnótica e a deixam certa de que Vigo era mais do que o realizador de filmes – ele constitui um momento único na história do cinema.
O valor artístico de seus filmes, contudo, só foi reconhecido anos depois, em 1945, quando passou a ser considerado por muitos como um dos maiores poetas realistas do cinema francês, chegando a dar seu nome a um prêmio muito prestigiado na França, que contempla jovens diretores.
Filmografia
1930 – À propôs de Nice
1931- La natation par Jean de Taris, champion de France ou Taris, roi de l’eau
1933 – Zéro de conduite
1934 – l`Atalante

Jean Renoir (15 de setembro de 1894, Paris — 12 de fevereiro de 1979, Beverly Hills, Califórnia) foi um cineasta, escritor, argumentista, encenador e ator francês.
Foi o segundo filho do
Incompreendidos e subestimados no seu tempo, os seus filmes são hoje considerados entre as obra máximas da arte cinematográfica (cf. a opinião de Orson Welles, entre outros). Realizou nove filmes mudos e 27 falados. Suas maiores obras foram "A Grande Ilusão" de 1937, um sensível relato sobre as condições de vida dos prisioneiros franceses e seus captores alemães durante a I Guerra Mundial e "A regra do jogo" de 1939.
Marcou profundamente também o
Em
1927 : Sur un air de charleston1927 : Marquitta1928 : Tire-au-flanc1928 : Le Tournoi dans la cité1928 : La Petite Marchande d'allumettes1929 : Le Bled1931 : On purge Bébé
1936 : Une partie de campagne (Passeio ao Campo) (também ator)1936 : La vie est à nous (ator)1936 : Les Bas-fonds
1938 : La Bête humaine (A Fera Humana) (também ator)1939 : La Règle du jeu (A Regra do Jogo) (também ator)1941 : L'Étang tragique (Swamp Water)1943 : Vivre libre (This Land Is Mine) (Esta Terra é Minha)1945 : L'Homme du Sud (The Southerner) (Semente do Ódio)1946 : Le Journal d'une femme de chambre (The Diary of a Chambermaid)1946 : Salut à la France (Salute to France)1947 : La Femme sur la plage (The Woman on the Beach)1951 : Le Fleuve (The River) (O Rio Sagrado)1953 : Le Carrosse d'or (A Comédia e a Vida)1955 : French Cancan

Josef von Sternberg
Josef von Sternberg ou Jonas Sternberg (29 de maio de 1894, Viena, Áustria – 22 de dezembro de 1969, Los Angeles, Califórnia) foi um dos primeiros diretores autorais, tendo sido o diretor, o escritor e o editor de seus filmes. Exerceu uma influência enorme sobre seus sucessores, sobretudo os diretores dos filmes noir.
Embora tenha nascido na Áustria, viveu desde sua tenra infância em Nova York. Pobre, conseguiu um emprego como higienizador de películas...
Iniciou sua carreira como diretor em 1925 com The Salvation Hunters.
Chaplin o descobriu e o levou para trabalhar em seu estúdio e, a partir daí, com sua carreira alavancada, conheceu sucesso financeiro com a produção de seus filmes.
Mas foi com O Anjo Azul que Sternberg tornou-se um diretor consagrado. Foi também com esse filme que Marlene Dietrich tornou-se uma grande estrela, de brilho internacional.
Depois desse filme, a dupla Sternberg-Dietrich trabalhou em Marrocos, Desonrada, Expresso Shangai, Blonde Venus, O Expresso Vermelho, O Demônio é Mulher.
Sternberg realizou ainda Macau (1952), Anatahan (1953), Jet Pilot (1957), entre outros.
Josef von Sternberg faleceu em 1969, de ataque cardíaco, com a idade de 75 anos.
Filmografia
Filmes Silenciosos
The Salvation Hunters (1925)
The Exquisite Sinner (1925, perdido)
A Woman of the sea (1926, também conhecido como The Sea Gull or Sea Gulls, perdido)
Underworld (1927)
The Last Command (1928)
The Dragnet (1928, perdido)
The Docks of New York (1928)
The case of Lena Smith (1929, perdido)
Filmes sonoros
Thunderbolt (1929)
Der blue engel (1930)
Morocco (1930)
Dishonored(1931)
An American Tragedy (1931)
Shangai Express (1932)
Blonde Venus (1932)
The Scarlet Empress (1934)
The Devil is a Woman (1935)
Crime and Punishment (1935)
The King Steps Out (1936)
Sergeant Madden (1939)
The Shangai Gesture(1941)
Maccao (1952)
Anatahan (1952–8, também conhecido como The Saga of Anatahan)
Documentários
The Saga of Anatahan " (1935)

John Ford
John Ford, nascido com o nome de Sean Aloysius O'Fearna ou John Martin Feeney (Cape Elizabeth, Maine, 1 de Fevereiro de 1894 – 31 de Agosto de 1973) foi um cineasta dos Estados Unidos da América de grande renome, da década de 1930 a 1960, conhecido, principalmente, mas não só, pelos seus westerns. Alguns dos seus filmes são presenças assíduas entre as escolhas dos cinéfilos de todo o mundo. De fato, filmes como Stagecoach (No tempo das diligências), Young Mr. Lincoln (A mocidade de Lincoln), ou The Searchers (Rastros de ódio), são frequentemente citados como sendo alguns dos melhores filmes de sempre.
O ator mais importante na filmografia de John Ford é
Ganhou quatro prêmios Oscar de melhor cineasta pelos filmes The Informer (O delator), The Grapes of Wrath (Vinhas da ira), How Green Was My Valley (Como era verde meu vale) , e The Quiet Man (Depois do vendaval) - nenhum deles western. Foi também nomeado na mesma categoria por Stagecoach. Como produtor recebeu ainda nomeações para melhor filme em The Quiet Man e The Long Voyage Home (A longa viagem de volta).
Recebeu duas nomeações ao Oscar de Melhor Filme, por "The Long voyage home" (1940) e "The Quiet man" (1952).
Recebeu cinco nomeações ao Oscar de Melhor Realizador, por "The Informer" (1935), "Stagecoach" (1939), "The Grapes of wrath" (1940), "How green was my valley" (1941) e "The Quiet man" (1952). Venceu por "The Informer", "The Grapes of wrath", "How green was my valley" e "The Quiet man".
Recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Realizador, por "The Quiet man" (1952).
Ganhou um Globo de Ouro especial em 1955, em reconhecimento ao seu pioneirismo na indústria do cinema.
Ganhou o Grand Prix no Festival de Locarno, por "When Willie comes marching home" (1950).
Ganhou o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Locarno, por "Fort Apache" (1948).
Ganhou o Prémio Internacional no Festival de Veneza, por "The Quiet man" (1952).
Ganhou o Prémio OCIC no Festival de Veneza, por "The Quiet man" (1952).
Ganhou duas nomeações especiais no Festival de Veneza, por "The Whole town's walking" (1934) e "Mary of Scotland" (1936).
Ganhou um Leão de Ouro honorário em 1971, em reconhecimento da sua carreira no cinema.
Filmografia
1976
Chesty: a Tribute to a Legend
1957
1948
1939
John Wayne, que Ford transformou numa estrela de Hollywood. 1975, Jean Renoir recebeu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, um Oscar especial que lhe foi entregue em reconhecimento ao conjunto de sua obra. Em 1976 foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França. cinema francês entre 1930 e 1950, tendo aberto a porta à Nouvelle Vague. O diretor François Truffaut é aquele que mais explicitamente reconhece a dívida para com Renoir.pintor impressionnista Pierre-Auguste Renoir e de Aline Victorine Charigot. Criado entre as artes, Renoir cresceu envolvido pela sensibilidade artística em um apartamento cujas paredes eram abarrotadas de quadros do seu pai.1952, foi ameaçado de confisco de seus bens pelo governo americano. Sua atitude foi surpreendente: sem questionar, disse que podiam vender tudo. Quando resolveu retornar aos EUA foi proibido pelo Serviço de Imigração, com a cassação de seu visto, devido a acusações de "atividades anti-americanas", na época do macarthismo, num processo encabeçado por J. Edgar Hoover. Charlie decidiu-se então por permanecer na Europa, escolhendo morar na Suíça.Modern Times, 1936), que foi uma crítica à situação da classe operária e dos pobres em geral.The Great Dictator, 1940) foi o seu primeiro filme com falas. Foi, também, uma afronta a Adolf Hitler e ao fascismo que reinava na época. Foi filmado e lançado nos Estados Unidos um ano antes da entrada do país na Guerra. Após tomar conhecimento do Holocausto, Charlie informou que não conseguiria brincar com o regime nazista como brincou no filme se soubesse da extensão do problema.1927, Chaplin resistiu a usá-los até o final da 1930. Tempos Modernos foi sonorizado, embora praticamente não tenha personagens com falas, apenas Charles, que, em uma de suas cenas finais canta num restaurante, mas uma canção totalmente em mímica, onde os versos não significa nada pois a personagem havia esquecido sua letra, incapaz de decorá-la.Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith.Mack Sennett, que o contratou para seu estúdio, o Keystone Film Company. Embora inicialmente Chaplin tivesse dificuldade para se ajustar ao estilo de ação da empresa, ele logo se adaptou e floresceu no meio. Isto foi possível, em parte, por Chaplin ter desenvolvido o personagem que o catapultou, o Carlitos, e eventualmente ganhando o controle de direção e criação de seus filmes, permitindo-lhe tornar-se a grande estrela e talento da Keystone.Stan Laurel, o magro da conhecida dupla O Gordo e o Magro, com quem Chaplin compartilhou um quarto numa pensão.1894. Em 1900, com 11 anos, ele conseguiu com a ajuda do irmão o papel cômico do gato em uma pantomima, Cinderela no "London Hippodrome". Em 1903 ele participou de "Jim, a romance of cockyne", após o que assumiu seu primeiro trabalho regular como ator, o entregador de jornal Billy em Sherlock Holmes, um papel que representou até 1906. Seguiram-se vários outros trabalhos.1971
1966
7 Women Sete Mulheres
1965
1964
1963
1962
How the West Was Won A Conquista do Oeste (Episódio da Guerra de Secessão)The Man Who Shot Liberty Valance O Homem que Matou o Facínora
1961
1960
Sergeant Rutledge Audazes e Malditos
1959
1957
1955
1953
1952
1951
1950
Rio Grande (Rio Grande) Rio BravoWagon Master Caravana de BravosWhen Willie Comes Marching Home
Rio Grande (Rio Grande) Rio BravoWagon Master Caravana de BravosWhen Willie Comes Marching Home
1948
1947
1946
My Darling Clementine Paixão dos Fortes
1945
They Were Expendable Fomos os Sacrificados
1943
1942
1941
1940
1939
rums Along the Mohawk Ao Rufar dos TamboresYoung Mr. Lincoln A Mocidade de LincolnStagecoach No Tempo das Diligências
Prêmios e nomeações
Ganhou um Oscar Honorário em 1975, em homenagem à sua carreira.
Recebeu uma nomeação ao Oscar de Melhor Realizador, por "L'Homme du Sud" (1945).
Ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme Europeu, por "La Règle du jeu" (1939).
Ganhou o Prêmio de Melhor Contribuição Artística, no Festival de Veneza, por "La Grande Illusion" (1937).
Ganhou o Prêmio Internacional, no Festival de Veneza, por "Le Fleuve" (1951).
Prêmios e nomeações
Ganhou um Oscar Honorário em 1975, em homenagem à sua carreira.
Recebeu uma nomeação ao Oscar de Melhor Realizador, por "L'Homme du Sud" (1945).
Ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme Europeu, por "La Règle du jeu" (1939).
Ganhou o Prêmio de Melhor Contribuição Artística, no Festival de Veneza, por "La Grande Illusion" (1937).
Ganhou o Prêmio Internacional, no Festival de Veneza, por "Le Fleuve" (1951).
1938
1937
1936
The Plough and the Stars
Mary of Scotland
The Prisoner of Shark Island O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões
Mary of Scotland
The Prisoner of Shark Island O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões
1935
1934
1930
1929
1928
Riley the Cop
Napoleon's Barber O Barbeiro de NapoleãoHangman's House
Four Sons Quatro FilhosMother Machree Minha Mãe
Napoleon's Barber O Barbeiro de NapoleãoHangman's House
Four Sons Quatro FilhosMother Machree Minha Mãe
1927
1926
1925
1924
1923
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